Flavia Aranha

Blog

Somos uma empresa B

Em julho deste ano, tornamo-nos uma das primeiras empresas de moda no Brasil a ser certificada pelo Sistema B. Para quem não conhece, a iniciativa começou nos Estados Unidos, onde é chamada de B Corporation, no ano de 2006. Chegou na América Latina em 2012 e no Brasil em 2013. As empresas B estão espalhadas em mais de 50 países com quase duas mil empresas certificadas. 

O Sistema B reúne empresas de diversas áreas, como alimentação, arte, educação, esporte e têxtil. O objetivo do Sistema B é renovar o entendimento do que é o sucesso dentro do mundo dos negócios. Assim, a transparência nos processos de produção e as preocupações com os impactos socioambientais equiparam-se ao lucro nas prioridades da gestão das empresas B.

Para nos tornarmos uma empresa B, passamos por um longo processo de troca e investigação. Cada empresa que realiza este processo passa por uma avaliação, que leva em conta alguns pontos como o modelo de negócio, os impactos socioambientais e a cadeia produtiva na qual a empresa está inserida. Para manter o selo B, a empresa precisa demonstrar periodicamente que está em constante processo de evolução com suas práticas sustentáveis. 

O Sistema B sugere que crie-se um elo entre as empresas certificadas podendo, assim, expandir as conexões entre pessoas envolvidas nestes temas e dando força ao movimento. Nesse sentido, nós já desenvolvemos iniciativas ao lado de empresas do Sistema B, como o Instituto Muda e a Insecta Shoes. 

Flavia Aranha