Flavia Aranha

Blog

Quem faz as suas roupas?

Acreditamos que nosso impacto vai além da venda de roupas.

Queremos abrir um espaço para construir um diálogo com vocês sobre nossos processos de produção. Por isso, é essencial para nós compartilhar nossas histórias.

E também, responder questões que nos inquietam como: quem fez essa roupa? qual foi o processo? quais eram as condições?

 

Criação e desenvolvimento

Da criação a modelagem, corte, costura, e revisão até a peça estar perfeita para chegar até você

15.jpg

Flavia Aranha
estilista e idealizadora da marca

“Sonho, acredito e procuro quando possível materializar roupas, histórias e novas perspectivas vislumbrando uma sociedade melhor.”
23.jpg

Bárbara
assistente de estilo

“Trabalho com moda desde os 17 anos. Aqui no ateliê cuido do desenvolvimento de produto na área do estilo. Me surpreendo e me apaixono cada vez mais. Minha inspiração vem muito de como criar, resolver  e transformar as coisas trazendo novos olhares. Imaginar o caimento do tecido em determinada modelagem, o aviamento que mais conversa com cada peça... Tudo isso soma para o produto final se transformar em um objeto de desejo para os outros e reafirmar como a moda pode ser linda na interação do corpo e alma de outra pessoa.”
 

 

Modelagem e Corte

A modelagem e o corte são duas etapas essenciais no desenvolvimento das peças de cada coleção. É o processo de entender como o tecido se materializa em um produto final.

2018-04-19-PHOTO-00004085.jpg

Lisa
modeladora

“Como modelista, minha função é interpretar o desenho técnico e transformá-lo em peças bem resolvidas do ponto de vista da construção, do conforto e da estética idealizada pelo estilista. Meu  interesse por modelagem começou desde criança, quando acompanhava o trabalho da minha mãe que também era modelista numa grande empresa de jeans. A profissão nasceu desse contato e foi acolhida como uma herança de conhecimento que se ampliou e hoje executo com muita satisfação. É muito gratificante constatar que colaboro de alguma forma com o sucesso da marca.”
zeca_2.jpg

Zeca
cortador

“Sempre fui cortador, aprendi quando era adolescente e trabalho na área há 37 anos. Faço o encaixe da modelagem para ter o melhor aproveitamento do tecido. Conheço bastante sobre os tecidos, mas sempre aprendo coisas novas no universo do tingimento natural e acho interessante poder viver isso.”

 

 

Produção

A organização do fluxo de produção é necessária e essencial. Entender a capacidade produtiva, e quais as melhores formas de fazer isso acontecer. Conectar os pontos e as pessoas.

27.jpg

Andrea
coordenadora de produção

“Esse trabalho é prazeroso, gosto de ver a peça pronta. Trabalho com moda há 12 anos e me sinto realizada no que faço. O processo manual de tingimento foi uma novidade e um grande desafio, em outras marcas a produção era toda externa, aqui não, eu ajudo a elaborar e acompanho todo o processo.”
25.jpg

Laís
assistente de produção

“Sou formada em moda, entrei aqui há pouco tempo. Trabalho junto da Dea cuidando da produção, desenvolvimento, organização e fluxo do ateliê. Antes trabalhava com figurino e produção de moda como assistente de fotografia, então olhava mais para o produto final. Aqui, redescobri a conexão com a criação da roupa. O processo daqui é mais relevante, mais interno e manual, sempre se preocupando com o meio ambiente. Dá mais trabalho do que o convencional mas cria um carinho maior pela peça e nos conecta com o produto.”

 

Ateliê de Costura

É no ateliê de costura e passadoria que as roupas começam a ganhar formas. Alinhavar as ideias da criação, a modelagem do produto e o tecido cortado, para finalmente transformá-los em uma peça. Pensar no melhor tipo de costura e acabamentos.

29.jpg

Fátima
auxiliar do ateliê

“Meu trabalho é um pouquinho de tudo. Cuido da passadoria, confiro as medidas, coloco as tags de cada coleção e organizo o ateliê. Essa é a primeira vez que trabalho com roupas, antes trabalhei com tecidos de decoração. A parte de preparação e tingimento natural das peças é bem diferente e novo pra mim.”
30.jpg

Neyde
piloteira e costureira

“Sou costureira, piloteira e gosto de deixar todo mundo contente no ateliê. Tenho apreço pela alfaiataria, criar vestidos, blazers e saias. É uma coisa que gosto de fazer, e a única que faço desde 1987. Desde pequena criava roupas para minhas bonecas com retalhos de tecidos que ganhava de minha vizinha. Gosto de misturá-los e de coisas que são bonitas e bem feitas.”
33.jpg

Lucila
piloteira e costureira

“Aprendi a costurar quando tinha 14 anos com minha mãe, meu tio e meu avô, que era alfaiate. É uma arte vestir uma mulher. Independente do seu biotipo, o importante é vestir bem e que ela se sinta feliz. É  o entender e se conectar com o corpo que irá vestir a roupa.”

 

Costureiras Parceiras

Na etapa de costura, temos uma rede de apoio que nos acompanha desde o início. São mulheres que admiramos, criadoras e empreendedoras, que fazem da sua arte o seu ofício.

2018-04-16-PHOTO-00000016.jpg

Angela
costureira parceira

“Sou costureira há mais de 30 anos. Gosto tanto do meu trabalho, que quando estou costurando um modelo já imagino a pessoa vestida (parece loucura né?). Isso faz com que meu trabalho fique bem feito e de qualidade. Gosto muito de ouvir elogios, e quem não gosta?, me sinto importante. Costurar com qualidade é uma obra de arte feita por mãos abençoadas. Agradeço muito a Deus por ter esse talento que faz com que as pessoas fiquem lindas e maravilhosas. Se fizermos tudo com amor só temos a ganhar, pois sairá sempre bem feito”
2018-04-16-PHOTO-00000008.jpg

Nice
costureira parceira

“Desde adolescente trabalho com costura.  Amo meu trabalho e faço questão de deixá-lo perfeito! Me preocupo se estou fazendo certo, porque dou  continuidade a perfeição de outros profissionais que também amam o que fazem, que é o desenvolvimento da peça passando pela estilista, modelista e cortador. Cada um dá o melhor de si para quando chegarmos na produção termos o caimento perfeito e a cliente poder se sentir maravilhosa, mas para que isso aconteça é necessário que toda a equipe faça seu trabalho com amor e carinho!”
eli e leia.jpg

Léia
costureira parceira

“Costurar para mim é sempre um novo aprendizado, fazem muitos anos que trabalho com roupas, mas ainda estou aperfeiçoando e descobrindo coisas novas e técnicas diferentes, o que tornam as peças ainda mais bonitas e bem acabadas.  Eu admiro e procuro fazer sempre o melhor.”


Eli
costureira parceira

“Sempre que começo a costurar, minha curiosidade é de ver a peça pronta. Como ela ficou, se está do meu agrado, e sobretudo com um acabamento impecável. Enquanto isso não acontece, vou refazendo até que ela fique perfeita, aí sim  olho pra roupa com satisfação, me sentindo muito importante porque atingi meu objetivo.”

 

Tingimento Natural

Em nosso ateliê casa, um espaço especial reservado ao tingimento natural e impressão botânica. Nossa cozinha à céu aberto, feita para molhar, experimentar, sentir cheiros e temperaturas. Ver a cor surgindo e tingindo nossos tecidos.

34.jpg

Priscila
tintureira

“Trabalho no tingimento do ateliê com corantes naturais. É terapêutico mexer na panela, esvazia a mente. As cores que adentram o tecido. É onde eu queria estar no momento. É o que eu estudei e trabalhei nos últimos anos. A impressão botânica se dá ao acaso, é um processo livre e fluído que não permite muito o controle. Já o tingimento natural é mais desafiador pois a cor precisa seguir um padrão.”

 

Cris
tintureira

“Fazem 3 anos que trabalho com o tingimento natural, aprendi aqui no dia a dia com a Flávia, O processo possibilita a transformação, a magia das cores. Gosto da  preparação,  desde o início até a mistura dos tons. Amo trabalhar com índigo, é a cor que mais gosto. É o azul do céu, o infinito e alegre. Quando faço o tingimento, penso que as peças tem que ficar lindas para que as pessoas possam se sentir bem. Tento passar amor para cada uma das peças.”
Flavia Aranha