Flavia Aranha

Blog

Ateliê aberto para cursos

No último final de semana, dias 20 e 21/08, abrimos o nosso ateliê para o primeiro curso deste semestre: o "Tingimento Natural Têxtil no contexto contemporâneo", com Flavia Aranha.    

No final do curso cada uma das alunas saiu com 12 cores diferentes, resultado de extrações feitas durante o workshop de fontes presentes em nosso dia a dia, como casca de cebola roxa e amarela, açafrão, jabuticaba, café... além de outros pigmentos superbrasileiros, como o Urucum e a Jurema. 

Além das amostras em fibras naturais (fizemos cada cor em seda, algodão, linho e lã), cada aluna realizou um lenço como projeto final utilizando as cores aprendidas durante as aulas e outras técnicas de estamparia, como o itajime. 

Até o final do ano teremos mais cursos como este e também com outros focos: "Introdução ao tingimento com índigo orgânico e experimentações têxteis" traz o tingimento com índigo - a única fonte natural da cor azul -, em "Adire em índigo – Técnica de estamparia usando goma de mandioca como resistência" Marina Stuginski ensinará a técnica que é tradicionalmente nigeriana, mas aproximando do nosso público utilizando goma de mandioca como vedante no tecido para criar estampas, e o curso "Impressão botânica em têxteis" que utiliza plantas, flores e cascas como fonte para impressão.

Todos os cursos e workshops você encontra na categoria "Cursos" no canto superior esquerdo do site. Na galeria abaixo você confere como foi a nossa experiência incrível deste primeiro - clique nas fotos para ampliar e comente o que achou!

Flavia Aranha