Flavia Aranha

Oficinas

Roupa que cuida com Anais Karenin e Elisa Dantas


DESCRIÇÃO: Roupas são nossa segunda pele. Nossa fronteira com o mundo. É o que nos conecta com o que está fora de nós. Tecidos que cobrem, mostram e revelam. Além disso, o que vestimos é vida. Antes de ser roupa era planta, animal. Um recurso natural. Acabamos nos afastando desta relação, perdendo esta conexão e assim deixando de perceber a influência sutil que o que nos veste exerce sobre nós. Deixamos de saber fazer nossa próprias roupas, de saber do que são feitas e de sentir que o que compõe as peças nos influencia com sua energia muito mais do que podemos imaginar.

Nesta proposta, através do fazer e da reconexão as plantas vamos retomar o contato com esta origem natural do que nos veste para criar uma peça com as nossas próprias mãos que além de nos vestir, nos cuide. Uma relação com o vestir para além da estética. Que coloca o cuidado e o autoamor antes da aparência. Uma percepção que aprofunda a superfície e chega no que está por de trás dos panos: nós. Nossos corpos, angústias e sentimentos.

Já percebeu como seu ânimo muda quando sente o cheiro de uma planta aromática? Ou quando toma um chá especial? Nesta oficina vamos trazer essa experiência para nosso corpo cotidiano, agregando a relação com as plantas àquilo que toca nossa pele o dia inteiro, os tecidos que nos vestem.

Neste encontro o objetivo é conscientizar do que desejamos trazer para perto de nós: força, auto-estima, concentração, calma e quais outros mais sentimentos necesitamos para equilibrar nosso corpo no dia-a-dia.

Vamos praticar o fazer manual, a renovação das histórias de nossas roupas e das histórias pessoais que carregamos em nossa imagem. E para trazer estes elementos, porque não utilizar o poder das plantas nas roupas?

Não é à toa que há milênios os chineses costuravam bolsas de ervas em suas roupas para imprimir ânimo e bem estar em suas vidas. Uma investigação profunda e fascinante. O contato com as plantas é realmente transformador. Venha sentir esta diferença!

SOBRE ANAIS KARENIN: Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UERJ), no qual pesquisa o corpo e a memória a partir do estudo das ruínas. Por meio de produções artísticas, pesquisa as transformações do corpo entrelaçando a produção visual e a performance a seu estudo de plantas medicinais e seu trabalho como estilista, o que chama de "arquitetura do corpo". 

SOBRE ELISA DANTAS: Professora e criadora especializada em costura, fundadora d'A Costureirinha. Ministra cursos e oficinas em São Paulo, no Sesc Pompeia, Sesc Ipiranga, Ateliê Ton com Ton, Lab Fashion, Atelier Co.Sturando e diversos lugares especializados na cidade. Em seu canal no YouTube, produz vídeo-tutoriais de costura. Difunde a costura em uma linguagem atual e urbana, estimulando o empoderamento e a redescoberta do fazer manual.

PROPOSTA: 

Vamos costurar uma blusa usando tecidos de fibra natural, nos conectarmos com este material e com as nossas medidas. Vamos conhecer e trabalhar com plantas diversas. Reconhecer seus potenciais. Aromatizar, banhar, renovar, costurar: tudo baseado em nossas expectativas pessoais de transformação. Vamos experimentar transformar nossas roupas em peças que cuidam, acolhem e auxiliam na cura de questões individuais através do uso das plantas.

OBJETIVO:

Um encontro para você fazer a sua própria blusa e torná-la uma peça que cuida de você contando com o poder das ervas.

CONTEÚDO:

- Exercícios de contato com o tecido. Explicação sobre as fibras e dinâmicas de experimentação do toque

- Exercício de contato com o próprio corpo. Tirar medidas e experimentação com a peça pronta

- Corte e costura de uma peça em algodão orgânico

- Banho de ervas - Da reflexão e identificação da erva escolhida por cada uma à parte prática

- Confecção das bolsas de ervas / costura à mão

CARGA HORÁRIA: 12 HORAS

das 10:00 às 13:00 // das 14:00 às 17:00

12 VAGAS

INVESTIMENTO: R$730,00 com todo material incluso (Pagamento via PagSeguro parcelado em até 3x sem juros)

Política de cancelamento: 

Em caso de cancelamento com no mínimo 15 dias de antecedência será cobrada multa de 30% do valor integral do curso.

Em caso de cancelamento com no mínimo 7 dias de antecedência será cobrada multa de 50% do valor integral do curso.

Em caso de cancelamento com menos de 7 dias, o valor pago não será restituído.

Em caso de menos de 8 inscritos a oficina será cancelada e o valor do curso será devolvido aos inscritos.

Em caso de dúvida ou sugestões, entre em contato com a gente: contato@flaviaaranha.com