Flavia Aranha

Oficinas

Back to All Events

Renda Frivolité com Equipe Amaria

  • Flavia Aranha 224 Rua Aspicuelta São Paulo, SP, 05433-010 Brazil (map)
fri6.jpg

DESCRIÇÃO:

Te convidamos para participar do curso de Renda Frivolité, ministrado pela artesã veterana e “tesouro vivo” Dorvalina Dipe de 85 anos, com 75 anos de experiência em Frivolité, e sua discípula, a jovem e talentosa, Mirian Cristina de Oliveira Silva.

 Ambas da equipe Amaria de Muzambinho, sob coordenação de Mayumi Ito desde 2003.  Neste dia, ambas passarão, entre técnicas e pontos, os segredos herdados de seus antepassados e que somente as mãos podem transmitir.

PROFESSORAS:

- Dorvalina Dipe

Nasceu em 26/01/1933 com mãos de fada. Aos dez anos aprendeu a Renda Frivolite de forma quase autodidata, assim como outros trabalhos manuais de bordado, renda, crochê, tricô, papel machê, cestaria a outras técnicas. É especialista em Renda Frivolite e Turca, pesquisadora incansável, estudiosa e apaixonada pelo que faz, está sempre se lapidando, buscando novos movimentos de dedos e instrumentos. O resultado é sempre surpreendente e encantador. Nesses últimos anos vem repassando seus conhecimentos em cursos e entre artesãos. Está na equipe Amaria desde os primórdios. 

- Mirian Cristina de Oliveira Silva

43 anos de idade, aprendeu o crochê, ponto cruz e abrolho aos 6 anos com a mãe. Há uns quatro anos atrás fez o curso de Renda Frivolite com a ‘Dona Dorvalina’, carinhosamente chamada, e se destaca na equipe amaria com essa técnica. Mais uma guardiã e perpetuadora da tradição. 

- Mayumi Ito

Capixaba de 58 anos, arquiteta de formação. Trabalhou em design de moda, gráfico e curadoria entre designers do Japão e Brasil entre 1986 a 2001 enquanto viveu em Tóquio. Em 2003 muda-se para Muzambinho, sul de Minas Gerais, quando conhece a história da tecelagem manual e seu processo do plantio de algodão, beneficiamento de fios até manufatura de roupas para o corpo e casa. Inicia a marca amaria sonhando o resgate desse processo. Hoje a equipe amaria é constituída de dezenas de artesãos, tecelões e costureiras conscientes da riqueza do trabalho manual e a importância de perpetuar saberes de seus antepassados.

MATERIAL:

- navete

- fio de algodão branco

- sulfite

- lápis

- tesoura (cada participante levar a sua)

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

dia 29/09 das 09:00 às 13:00 // 14:00 ás 18:00

12 VAGAS

INVESTIMENTO: R$690,00 com todo material incluso (Pagamento via PagSeguro parcelado em até 3x sem juros)

Política de cancelamento: 

Em caso de cancelamento com no mínimo 15 dias de antecedência será cobrada multa de 30% do valor integral do curso.

Em caso de cancelamento com no mínimo 7 dias de antecedência será cobrada multa de 50% do valor integral do curso.

Em caso de cancelamento com menos de 7 dias, o valor pago não será restituído.

A troca de datas para turmas do mesmo curso só será permitida com no mínimo 15 dias de antecedência. 

Em caso de dúvida ou sugestões, entre em contato com a gente: contato@flaviaaranha.com