Flavia Aranha

Processos criativo e produtivo

Processo criativo

 

O nascimento da marca se deu em uma conjunção especial, na qual sonhos e inquietações de Flavia Aranha tomaram forma. O que no início apresentou-se como uma intenção, hoje é o que nos institui. Baseamos nossa produção em uma cadeia estruturada onde as relações humanas são priorizadas e os saberes tradicionais, valorizados.

Os processos artesanais, além de produtivos, atuam como ponte em uma conexão com nossa ancestralidade. Nosso saber mais antigo, gravado na memória através da (re)produção da técnica. Acreditamos nessa conexão como necessária, como uma forma de nos colocarmos no mundo.

A inspiração da designer vem das relações que constituem o ecossistema em que a marca está inserida, da noção de interdependência entre todos nós e o meio ambiente. Conhecer agricultores, artesãos, ouvir as costureiras, observar com atenção o que se passa a sua volta; os gestos de um ofício, o som da mata fechada, a cantoria das fiandeiras, transformam-se. As texturas, cores e formas de uma nova coleção provêm de uma leitura subjetiva dessa interação.

Processo produtivo

ATELIÊ

As atividades-base do desenvolvimento da marca ocorrem no ateliê da Vila Madalena na cidade de São Paulo – Brasil. Após desenhado, todo novo produto passa pelas mãos da modelista, que dá curvas e formas à primeira ideia de um croqui.

 

Junto com a equipe de piloteiras são estudados os melhores acabamentos para cada tipo de tecido ou material, considerando que cada peça e matéria prima possui suas particularidades.

Essa relação de proximidade entre toda a equipe, tendo cada um seu conhecimento técnico específico, gera um ambiente interdisciplinar fundamental para criar produtos com identidade e qualidade.

Cumprida a etapa da costura, os produtos são tingidos com corantes naturais de origem renovável, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Além de colorir nossas peças, o ateliê de tingimento funciona também como laboratório e espaço para compartilhar o conhecimento adquirido até aqui, por meio de oficinas e workshops.

 

Grupos produtores

O trabalho em rede apresenta-se como um valor e permite que as relações entre a marca e os grupos produtores seja horizontalizada. Buscamos, por meio desse envolvimento, valorizar conhecimentos tradicionais e técnicas artesanais dando espaço à criação e inovação inerentes a cada ofício.